Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Feitos de caixas

 
Só faltou colocar-me em caixas também . Uma para o coração , outra para o cérebro , para que quando juntos , cada um faça bem o seu serviço . Separar minhas tristezas das alegrias para que nenhuma se misture e vire uma bagunça . Inúmeras divisórias para cada tipo de sentimento, que quando envoltos , saiba dizer ao certo o que sente . E isso a bagunça sempre faz , embaralha amores e emoções que até faz perderem-se , que mesmo diante dos olhos , invisíveis . 

Falar sobre caixas daria um ótimo texto de achados e perdidos . Caixas organizam tão bem meu armário , escrivaninha , que acabam organizando até mesmo a vida , que muitas vezes perde-se também . Resolver dar uma volta no parque , e perder-se por meio das árvores .  Pular ondas e ser levada por elas , traiçoeiras . E a pior forma de se perder continua sendo nos pensamentos , aqueles que não levam á absolutamente , nada . E as vezes o pensamento tão perdido , acaba parando no tempo . Tão longe e vidrado , perde-se a fala bonita e madura ,adquirida com o tempo e com as circunstâncias ,que organizam-se em etapas da vida . 

Pessoas desorganizadas como eu , até mesmo usando caixas , se perde . E isso eu faço muito bem . Minha casa é uma caixa , e as vezes parada no meio da sala , fico perdida para que lado ir , e o que eu ia fazer mesmo ?! Ah , daí já é caduquice  . É a idade se perdendo . Mesmo perdida dou passos até o ambiente mais próximo , só pra vê se me acho . E o bom disso tudo , ( ou nem tão bom assim ) é que acabo achando coisas que procuro á semanas . E aquela que eu tanto procuro e que me deixa louca atrás , some . Desaparece . Foge . Fica invisível . Corre pra bem longe de mim , e só aparece quando eu nem lembrar mais do motivo pelo qual procurava . 

Passo por pessoas na rua , e pergunto-me se estão perdidas . É que elas costumam fazer cara de perdidas,quando sozinhas - ou mesmo acompanhadas - as vezes parecem não saber pra onde ir . E o do que elas precisam , são de caixas , uma para cada destino , para que quando sair da sua caixinha , apertada , sintam-se livres e decidas , para que até mesmo encontrem-se com alguém que assim como ela - andando com cara de : onde estou - faça-a sentir-se em casa , fora da caixa , longe de ser um brinquedo velho e guardado , renovado e com um novo sentido para a vida lá fora . 

O mundo é uma caixa . Nós somos caixas . As atitudes , os vícios , os amores e a família ,  os amigos , e as lembranças , e a morte . Ah , as lembranças . São postas em caixas e muito bem separadas por quem assim quer . Lembranças do primeiro beijo , do primeiro melhor amigo , do primeiro porre , daquela briga  , e tantos outros , que até acabam sendo esquecidos em algum cantinho das divisórias , ou quando então , são somente jogados lá dentro da caixa vazia . E é aí que a memória falha . E a gente acha que tá velho demais pra ter memórias . Quando o precisamos , é só separar os momentos bons dos ruins , que mesmo que se misturem por algum momento , saibamos que é só consequência  , e quando forem só ruins , também saibamos que é consequência , daquilo que não soubemos organizar desde o inicio , daquilo que ficou de pernas pro ar , e do que foi deixado de canto , para que sumisse . Esquecido . Hipócritas .

Mas não adianta querer esquecer algo que está ali ao seus olhos querendo ser encontrado , para pôr em seu devido lugar . O tempo fará com que você , mesmo que não queira , seja obrigado a etiquetar uma nova divisória para coisas mal resolvidas , e assim serem esfregadas na cara ,fazendo enxergá-las . Isso lhe trará coisas boas , amigo . O que está em seu devido lugar , logo aparece como um ponto positivo . Logo encanta , transforma e faz muito bom uso . 

O desorganizado,será o maior apreciador de suas coisas em ordem no futuro . Verá que tudo torna-se tão mais fácil . E mesmo que a vida resolva organizá-lo em uma outra caixa , no fim da organização , você verá que todo o tempo que passou colocando as coisas em ordem , foi por uma boa causa . Por um sono leve , que transborda e tranquiliza . E mesmo que agora , esteja falando de uma caixa que assusta , e que dá medo para muitos , sim , a morte , que deixei de lado por um momento , pra falar das lembranças . Não se assuste , é só uma caixa . Organiza o corpo e a alma . É só outra forma de organizar a vida , mesmo que muitas vezes , má organizada , é deixada para partir pra próxima , e talvez quem sabe , consiga fazer com que tudo dessa vez , fique no seu devido lugar . 

Não há como fugir . Caixas , por mais diversos tipos e formas , sempre nos rodearão . Talvez seja a lei da vida : Organize ou morra . E é no tapa que a gente aprende . Que seja cruel , para que façamos direito . Que mesmo presos , sejamos livres .  


Nenhum comentário: